OFICINA DE
Violão
A oficina de violão prevê o enriquecimento cultural das crianças de nosso território, trata-se de um trabalho de educação musical pelo uso de instrumentos, atendendo de forma integral a todos os aspectos, educacional, cultural e de apoio à comunidade, podendo ensinar as técnicas musicais, a leitura da partitura, o uso de instrumentos, a necessidade do relaxamento corporal, escolhas e arranjo do repertório adequado, trabalhando e desenvolvendo nos alunos a arte de tocar e como corretamente fazê-la.
Nós oferecemos o aprendizado básico da execução de músicas ao violão. O conteúdo abrange aspectos básicos do violão e da escrita musical, acordes e execução de músicas com os acordes apreendidos, bem como os solos e instruções que as músicas contenham.
OFICINA DE
Hip Hop
Na oficina de Hip Hop, os participantes irão aprender as técnicas da dança de rua – break, street-dance e hip-hop. As aulas serão desenvolvidas por meio de músicas, variações coreográficas, exercícios e dinâmicas em conjunto, levando os alunos a uma atividade prazerosa com um ritmo atual e contagiante.
Através do Hip hop projeta-se um fortalecimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Ampliar o interesse pelas artes e pelo estudo também é uma finalidade da cultura hip hop, além de ter um importante papel no que tange a estimular a melhoria da qualidade de vida e resgate da auto-estima.
OFICINA DE
Artes Plásticas
Na Oficina de Artes plásticas, os alunos entram em contato com diferentes materiais, sendo incentivados à criatividade e ao aprimoramento de habilidades e técnicas conforme suas competências. Por meio desta atividade, eles desenvolvem o gosto e o prazer em pintar, colar, cortar, tecer, construir e transformar materiais em objetos e peças decorativas. A utilização de materiais reciclados contribui para o desenvolvimento de uma consciência ecológica nos alunos, que os reaproveitam e transformam em peças artísticas que destacam o belo.
Neste contexto de trabalho artesanal, do jornal à cesta, dos caquinhos de azulejos aos belos mosaicos, da sucata aos objetos decorativos e temáticos, os alunos se inspiram para a criação, tocando, manuseando e conhecendo a reversibilidade e a plasticidade dos materiais. Nestas atividades artesanais, eles também são convidados à reflexão e à simbolização, estabelecendo uma íntima relação com a arte.
OFICINA DE
Flauta Doce
A flauta doce é um instrumento que tem uma vocação natural para musicalizar. Seu som é suave e de fácil emissão. A digitação segue uma lógica simples e natural proporcionando resultados consistente num curto período além de ser um instrumento de baixo custo, acessível à grande parte da população.
A utilização da flauta doce nas aulas de iniciação musical é muito eficiente por proporcionar às crianças o contato com um instrumento melódico, ajudando-as no desenvolvimento de seu ouvido interno, no contato com a leitura musical, no estímulo à criatividade e à socialização, além de auxiliar no seu desenvolvimento psicomotor e sua lateralidade (a utilização das mãos direita e esquerda).
Num conceito ainda mais amplo de desenvolvimento a flauta doce melhora a capacidade de memorização e de atenção, exercitando também o físico, o racional e o emocional das crianças.